Não queime o filme no verão

A pele é o maior órgão do corpo humano e de grande preocupação quando exposta ao sol. Roupas especiais, bonés e protetores solares são importantes para o nosso meio e por isso precisamos estar sempre atentos aos devidos cuidados para que não haja uma ação negativa do sol em nossas vidas.

A nossa pele é sensível aos raios ultravioletas (raios UV) que podem provocar também reações tardias, devido ao efeito cumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.

Então o que fazer ao velejar nas praias durante este verão? Bom, minha primeira dica é pelas roupas. Procure usar roupas de nylon (aquelas coladas ao corpo) e por cima, roupas de algodão ou outro material que fica a cargo da sua escolha, como os que eu indico ao final do post. Com proteção de dois tecidos, a eficiência é mais garantida. Bom e as mãos, pés e cabeça? Ai fica a cargo de luvas, sapatilhas e bonés, porém ainda assim partes do corpo ficam expostas ao sol, como o rosto, orelha, punho e canela. Então entra o papel do protetor solar, que deve ser usado em todo o corpo, mas com atenção a estas partes.

Para escolher o protetor solar você precisa saber que não adianta optar pelo creme ou gel mais rico em hidratantes e em vitaminas e esquecer a característica mais importante, o FPS. Um FPS 30, por exemplo, mostra que a pessoa está 30 vezes mais protegida contra esses raios do que se não usasse nada. Use os protetores de marca, pois eles são testados pelo inmetro.

Recentemente a Pro Teste Associação de Consumidores avaliou 10 marcas do mercado. Os protetores L’Oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze foram os que se saíram melhor na avaliação de eficiência do filtro solar. (leia mais aqui)

O fator mínimo de proteção contra UVB recomendado pelos médicos é 15. Pessoas ruivas e loiras precisam usar, no mínimo, o 30. A partir do ano que vem, será comum encontrar, em protetores com fator acima de 50. Ao velejar, use nas partes expostas ao sol o protetor solar de 2 em 2 horas, mesmo que na embalagem diga que a sua proteção é mais extensa.

Roupas com proteção solar
Creme protetor solar
Inmetro – Assunto Protetor solar

Publicado por

bcarratu

Fundador da Carratu Digital, especialista em Inbound Marketing, com um pé em SEO e outro em Google Ads. Tudo o que for desafiador, se torna mais apaixonante.

Um comentário sobre “Não queime o filme no verão”

  1. Parabéns pelo ano maravilhoso na água, e continuaremos torcendo por vc em 2010, no HC16. A palhoça está com vc menino.

Deixe um comentário