Vela de HC para travessia

Curiando no orkut, achei um catista que escreveu que não curte muito regatas, mas adora travessias. Para isso ele repensou em um novo formato para a vela do Hobie Cat 14 dele e quando lí o assunto, fiquei curioso. Pedi mais detalhe e segue o que ele me mandou. Interessante para que é velejador de travessias e usa um HC.

Texto de Leandro Costa:

“Essa vela mais moderna teria as seguintes características:

Testa e Esteira com os mesmos comprimentos da vela Hobie Sail porém com a esteira solta da retranca (apenas com um cabinho, como o do Laser, sujeitando o olhal da esteira à retranca). Valuma ainda um pouco menor do que a da vela Hobie Sail de seis talas. Essa valuma ligeiramente encurtada permitiria à retranca trabalhar um pouco mais elevada livrando espaço sobre o trampolim e dispensando todos os pequenos “gadgets” indispensáveis quando se precisa fazer os moitões trabalhar “block to block”. O mastro continua com a mesma inclinação, pelo menos inicialmente. Pode ser que o esforço nos lemes o obrigue a levantá-lo alguns graus mas eu não considero essa hipótese como muito forte.

A vela teria um “flat top” relativamente amplo com uma tala a 45 graus. Abaixo dessa tala trabalhariam cinco outras, garantindo um aluamento bem mais generoso do que o original da vela de HC14, sobretudo no terço superior. O desenho que mais tarde lhe transmitirei mostra isso.

O layout tri-radial permite a construção de uma vela muitíssimo mais versátil do que a tradicional vela de HC14. É possivel achar mais a vela em vento forte e também dar a ela um comportamento “automático” nas rajadas, aumentando eficiência e segurança.

Essa vela poderia ser usada em conjunto com uma buja, a exemplo do HC14 Turbo. mas eu acho mais charmoso e mais moderno adotar apenas a mestra “flat top”, como proposto, dispensando a buja. O trapézio pode ser mantido.

O Prolam é, sem dúvida, o material de eleição para essa vela. Ele é apresentado em várias cores, do translúcido ao preto passando pelo branco, amarelo, laranja, vermelho-cereja, azul celeste, azul náutico, verde-bandeira e prata.”

Anúncios

2 Comentários»

  Reginaldo wrote @

Como sempre materias diferentes amigo Carratu!
Shoow de bola essa vela ai.
Abraço

  Arnaldo Andrade – Brésil wrote @

Desenho e texto de Arnaldo Paes de Andrade, da Cognac Velas Ltda. Conviria ter citado.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: